Atendimento de Segunda
a Sexta das 9h as 19h
(46) 3536-7272
Rua Inês Pinzon, 553
Dois Vizinhos - PR
BLOG

O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental e quais são os seus benefícios?

Autor: Psicóloga Luciana A. Gorenstein,   Data Criação: quarta-feira, 01 de julho de 2020    

A Terapia Cognitivo-Comportamental ou TCC é um dos tipos de terapia mais conhecidos, que auxilia o paciente a enfrentar os seus problemas por meio de uma mudança na forma de pensar e se comportar.

Nesse sentido, a TCC aborda várias técnicas que modificam o comportamento através da alteração das crenças (ideias e percepções que considera verdadeiras, mas que não estão de acordo com a realidade).

Isso ocorre porque a TCC defende que a origem dos comportamentos está na forma de pensar. Portanto, ao identificar a causa do comportamento incômodo, é possível aprender novas formas de interpretar essa experiência.

Quem pode fazer a TCC?

Qualquer pessoa pode! Seja como tratamento coadjuvante para a depressão, transtorno da ansiedade generalizada (TAG), estresse, fobias, dependência química, bem como dificuldades na vida profissional, acadêmica, amorosa e social.

Quais são os benefícios da TCC?

A Terapia Cognitivo-Comportamental carrega consigo vários benefícios como:

  • Participação ativa – Como foi comentado acima, o foco da abordagem é encontrar soluções para os problemas. Nesse sentido, o paciente e o terapeuta trabalham juntos, de forma ativa, buscando as melhores estratégias para lidar com a situação.
  • Trata a origem do problema – A TCC investiga as causas do problema, ou seja, o que motivou o paciente a agir e pensar daquela forma, buscando compreender sua mentalidade para definir as estratégias de mudança.
  • É objetiva – Como a TCC busca encontrar soluções para os problemas, visando a transformação do pensamento paralisante, o método cognitivo é mais objetivo e, dependendo do caso, pode ser de curto prazo.
  • Trata problemas pequenos até os mais graves – A TCC é indicada para tratar depressão, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno de ansiedade generalizada, transtornos alimentares, estresse traumas, entre outros. Além disso, a terapia também pode ter resultados positivos no tratamento de síndrome do pânico, transtornos da personalidade, abuso de substâncias, problemas interpessoais, raiva, esquizofrenia e transtorno bipolar.

Fonte: https://www.telavita.com.br | https://hipnoseinstitute.org

Foto: info

  Tags: #psicologia #terapia  


© Copyright 2020 HARMONY
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por
Grupo Mar Virtual