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Como lidar com a ansiedade em tempos de isolamento social?

Autor: Psicóloga Luciana A. Gorenstein,   Data Criação: quinta-feira, 07 de maio de 2020    

Por conta do isolamento social, os últimos dias não têm sido muito fáceis, não é mesmo? Muitas incertezas surgindo e poucas percepções sobre o futuro. Consequentemente, estamos vivenciando dias onde a ansiedade tem aumentado e influenciado de forma clara em nosso cotidiano. No entanto, aprender a lidar com isso da forma correta é essencial!

Antes de tudo, é muito importante ressaltar que é totalmente comum nos sentirmos mais ansiosos em momentos como esse. É aí que entra a importância de reconhecermos a diferença entre a ansiedade normal e a ansiedade patológica.

Ansiedade normal:

  • É vivenciada por todo ser humano;
  • Normalmente surge quando algo está para acontecer;
  • Pode tirar o sono momentaneamente e normalmente às vésperas do acontecimento;
  • De forma geral, não atrapalha a rotina do indivíduo.

Ansiedade patológica:

  • Ocorre sem precisar de um motivo específico;
  • Pode causar taquicardia, sudorese intensa, mal-estar, dores de cabeça, insônia constante e pensamentos intensos e repetitivos;
  • Impede o sujeito de viver a sua rotina normalmente;
  • Causa sentimentos como estresse, medo, tristeza e angústia.

Nesse sentido, é importante que saibamos como lidar com isso da melhor forma possível para não nos sentirmos tão mal e, para isso, existem alguns fatores que podem ajudar nesse processo:

  • Dedique um tempo para se entreter – Ocupe sua mente com coisas que você goste, mas que antes não tinha tanto tempo para fazer, como ler um bom livro, assistir filmes ou maratonar uma série;
  • Crie uma rotina de horários – Busque acordar no mesmo horário, realizar todas as refeições de costume e se você trabalha, procure se desligar do trabalho após o expediente;
  • Pratique atividades físicas – Elas liberam energia e reduzem a ansiedade;
  • Converse com a família e amigos – O isolamento social nos levou a ficarmos distantes nesse período, mas mantermos o contato com as pessoas, mesmo de longe, é essencial. Procure fazer ligações, conversar por aplicativo e videochamada com pessoas que você ama. Manter contato nos faz sentir menos sozinhos.

E não esqueça! Se sentir necessidade, não hesite, procure auxílio psicológico. Vamos passar por isso juntos!

Fonte: https://www.vittude.com

Foto: info

  Tags: #psicologia #ansiedade #isolamentosocial  


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