Colesterol alto: causas e tratamento

Autor: Dr. Dib Mohamad Nabhan Jr,   Data Criação: quinta-feira, 12 de setembro de 2019

O colesterol é um tipo de lipídio (gordura) que é essencial para o nosso organismo, pois possui o papel vital de manter a células funcionando, de produzir hormônios e vitamina D. Entretanto seu excesso, o chamado “colesterol alto”, pode acarretar diversos problemas de saúde.

Em nosso organismo existem dois tipos de colesterol, eles são iguais em sua forma molecular, porém se diferem quanto às proteínas sanguíneas que realizam seu transporte. Quando associados às proteínas, o colesterol pode formar o LDL (Low Density Lipoprotein – Lipoproteína de baixa densidade), também conhecido como “colesterol ruim”, pois carrega o colesterol do fígado para os tecidos e podem se acumular nas artérias, e o HDL (High Density Lipoprotein – Lipoproteína de alta densidade), conhecido como “colesterol bom”, pois carrega o colesterol das artérias para o fígado.

A formação do colesterol dependerá da genética, do estilo de vida, prática de atividade física e dieta. Conheça algumas de suas causas e fatores de risco:

• Sexo e idade;
  • Histórico familiar;
  • Obesidade;
  • Inatividade física;
  • Fumar;
  • Diabetes;
  • Má alimentação.

Por incrível que pareça, o colesterol alto não apresenta sintomas, pois é uma doença silenciosa. Os “sintomas” que muitas vezes são observados, como dor no peito, falta de ar e palpitação podem estar associados a uma doença causada devido ao aumento dos níveis de colesterol, como a angina pectoris ou até mesmo o infarto agudo do miocárdio. Portanto, única maneira de saber os níveis de colesterol é através do exame de sangue. Vale ressaltar que é indicado que o paciente procure ajuda médica, caso exista um histórico de colesterol alto na família ou doenças relacionadas ao excesso de peso.

O tratamento e prevenção do colesterol alto deve conter mudanças no estilo de vida, como exercícios físicos acompanhados de uma dieta saudável. Lembre-se de que todos os alimentos de origem animal possuem colesterol. Portanto é recomendável comer alimentos de origem vegetal: frutas, verduras, legumes e grãos.

Sugestão de hábitos:

• Escolha comidas saudáveis;
  • Evite gorduras trans;
  • Coma mais frutas e legumes;
  • Beba álcool com moderação;
  • Exercite-se regularmente;
  • Não fume.

Fonte: https://controlaradiabetes.pt | https://saude.abril.com.br ???????

Tags: #ClinicoGeral #Colesterol #Saude