Escoliose

Autor: Dra. Maiara S. Pimentel,   Data Criação: quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Diferentemente da cifose e da lordose que são consideradas desvios normais/fisiológicos da coluna vertebral, a escoliose é uma curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco, determinado pela rotação das vértebras, a deformidade pode ser vista olhando a pessoa de costas.

Existem muitas causas de escoliose, incluindo deformidades congênitas da coluna (aqueles presentes no nascimento, herdadas ou causadas pelo ambiente), problemas genéticos, problemas neuromusculares e desigualdade de comprimento dos membros, e algumas causas incluem paralisia cerebral, espinha bífida, distrofia muscular, atrofia muscular espinhal e tumores, ou então má postura.

Alguns dos sintomas podem ser caracterizados por:

• Ombros em alturas diferentes;
  • Cabeça não centrada diretamente acima da pélvis;
  • Aparência de um quadril proeminente levantado;
  • Costelas com alturas diferentes;
  • Cintura irregular;
  • Mudanças na aparência ou textura da pele sobre a coluna;
  • Inclinação do corpo inteiro para um lado;
  • Proeminência da costela quando dobrada.

O tratamento é conservador e leva em consideração as peculiaridades de cada caso no que se refere a idade do paciente, ao grau e padrão da curvatura, às características da deformidade instalada e a intensidade da dor. Em geral, o tratamento conservador inclui técnicas de fisioterapia, o tratamento conservador não exclui o uso de medicamentos e a cirurgia para estabilização da coluna vertebral só é recomendada para pacientes adultos em situações especiais.

Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, maiores serão as possibilidades de evitar as complicações da doença.

Fonte:  https://drauziovarella.uol.com.br

Tags: #Fisioterapia #Escoliose #Cuidados