Anemia

Autor: Dr. Dib Mohamad Nabhan Jr,   Data Criação: quarta-feira, 26 de junho de 2019

A anemia é uma doença caracterizada pela diminuição de hemoglobina no sangue ou na produção de hemácias. Apesar de existirem diferentes tipos de anemias, os sintomas são bem parecidos.

Tipos:

• Anemia hereditária: está relacionada a alterações na fabricação genética dos glóbulos vermelhos.
  • Anemia adquirida: é provocada por carência de nutrientes, também pode ser causada por alterações na medula óssea ou enfermidades que tenham a anemia como possível consequência.
  • Anemia crônica: provocada por doenças de base, algumas hereditárias (talassemia e anemia falciforme, por exemplo) e outras adquiridas.
  • Anemia aguda: quando há perda expressiva e acelerada de sangue, o que pode acontecer nos acidentes, cirurgias, sangramentos gastrintestinais, etc.

Sintomas:

• Apatia;
  • Dificuldade de concentração;
  • Dores de cabeça;
  • Dor no peito;
  • Falta de apetite;
  • Falta de ar;
  • Indisposição frequente;
  • Mãos e pés frios;
  • Palidez;
  • Pressão alta;
  • Sensação de cansaço generalizado;
  • Taquicardia;
  • Tonturas.
  • Cãibras musculares;

O tratamento para anemia é diretamente determinado pela doença de base que provocou a falta de produção ou a destruição das hemácias. Para prevenir a doença é necessário manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes essenciais para a natureza do organismo, como o ferro, vitamina A, vitamina B12 e zinco.

Fonte: www.drauziovarella.uol.com.br |  www.minhavida.com.br

Tags: #Dib #clinicogeral #saude #anemia