A Terapia Cognitivo-Comportamental ou TCC é um dos tipos de terapia mais conhecidos, que auxilia o paciente a enfrentar os seus problemas por meio de uma mudança na forma de pensar e se comportar.
Nesse sentido, a TCC aborda várias técnicas que modificam o comportamento através da alteração das crenças (ideias e percepções que considera verdadeiras, mas que não estão de acordo com a realidade).
Isso ocorre porque a TCC defende que a origem dos comportamentos está na forma de pensar. Portanto, ao identificar a causa do comportamento incômodo, é possível aprender novas formas de interpretar essa experiência.
Quem pode fazer a TCC?
Qualquer pessoa pode! Seja como tratamento coadjuvante para a depressão, transtorno da ansiedade generalizada (TAG), estresse, fobias, dependência química, bem como dificuldades na vida profissional, acadêmica, amorosa e social.
Quais são os benefícios da TCC?
A Terapia Cognitivo-Comportamental carrega consigo vários benefícios como:
- Participação ativa – Como foi comentado acima, o foco da abordagem é encontrar soluções para os problemas. Nesse sentido, o paciente e o terapeuta trabalham juntos, de forma ativa, buscando as melhores estratégias para lidar com a situação.
- Trata a origem do problema – A TCC investiga as causas do problema, ou seja, o que motivou o paciente a agir e pensar daquela forma, buscando compreender sua mentalidade para definir as estratégias de mudança.
- É objetiva – Como a TCC busca encontrar soluções para os problemas, visando a transformação do pensamento paralisante, o método cognitivo é mais objetivo e, dependendo do caso, pode ser de curto prazo.
- Trata problemas pequenos até os mais graves – A TCC é indicada para tratar depressão, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno de ansiedade generalizada, transtornos alimentares, estresse traumas, entre outros. Além disso, a terapia também pode ter resultados positivos no tratamento de síndrome do pânico, transtornos da personalidade, abuso de substâncias, problemas interpessoais, raiva, esquizofrenia e transtorno bipolar.
Fonte: https://www.telavita.com.br | https://hipnoseinstitute.org
Foto: info