No dia 14 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue pelo ato de doar e também conscientizar a população sobre a importância da doação.
O ato da doação de sangue consiste na coleta de sangue de um doador voluntário para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para o uso subsequente em transfusões.
O procedimento é rápido, simples e não há risco algum para o doador. O sangue doado é destinado a pessoas com doenças hematológicas variadas e câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências.
Vale ressaltar que no cenário de pandemia que estamos vivenciando, algumas coisas mudaram. Antes, para ser um doador, bastava ter entre 18 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar um bom estado de saúde.
Agora, por conta do covid-19, algumas medidas a mais estão sendo adotadas antes da coleta. Indivíduos que apresentaram sintomas respiratórios e febre nos últimos 30 dias não podem realizar qualquer tipo de doação. E se o doador teve contato com algum paciente que teve covid-19 ou que apresentou sintomas, não poderá realizar a doação de sangue no período de no mínimo 14 dias.
Além disso, para doar sangue é necessário atender os seguintes requisitos:
Lembre-se! Você pode ser a esperança de muitos. Doe sangue, salve vidas!
Fonte: www.uol.com.br/vivabem | www.saude.gov.br