Dia Mundial do Doador de Sangue

Autor: Dr. Dib Mohamad Nabhan Jr,   Data Criação: sexta-feira, 12 de junho de 2020

No dia 14 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue pelo ato de doar e também conscientizar a população sobre a importância da doação.

O ato da doação de sangue consiste na coleta de sangue de um doador voluntário para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para o uso subsequente em transfusões.

O procedimento é rápido, simples e não há risco algum para o doador. O sangue doado é destinado a pessoas com doenças hematológicas variadas e câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências.

Vale ressaltar que no cenário de pandemia que estamos vivenciando, algumas coisas mudaram. Antes, para ser um doador, bastava ter entre 18 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar um bom estado de saúde.

Agora, por conta do covid-19, algumas medidas a mais estão sendo adotadas antes da coleta. Indivíduos que apresentaram sintomas respiratórios e febre nos últimos 30 dias não podem realizar qualquer tipo de doação. E se o doador teve contato com algum paciente que teve covid-19 ou que apresentou sintomas, não poderá realizar a doação de sangue no período de no mínimo 14 dias.

Além disso, para doar sangue é necessário atender os seguintes requisitos:

• Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
  • Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiveram feito antes dos 60 anos.
  • A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para a mulher.
  • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para o homem e de três meses para a mulher.

Lembre-se! Você pode ser a esperança de muitos. Doe sangue, salve vidas!

Fonte: www.uol.com.br/vivabem | www.saude.gov.br

Tags: #diamundialdodoadordesangue #doevida #doesangue #salvevidas