Diferentemente da cifose e da lordose que são consideradas desvios normais/fisiológicos da coluna vertebral, a escoliose é uma curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco, determinado pela rotação das vértebras, a deformidade pode ser vista olhando a pessoa de costas.
Existem muitas causas de escoliose, incluindo deformidades congênitas da coluna (aqueles presentes no nascimento, herdadas ou causadas pelo ambiente), problemas genéticos, problemas neuromusculares e desigualdade de comprimento dos membros, e algumas causas incluem paralisia cerebral, espinha bífida, distrofia muscular, atrofia muscular espinhal e tumores, ou então má postura.
Alguns dos sintomas podem ser caracterizados por:
O tratamento é conservador e leva em consideração as peculiaridades de cada caso no que se refere a idade do paciente, ao grau e padrão da curvatura, às características da deformidade instalada e a intensidade da dor. Em geral, o tratamento conservador inclui técnicas de fisioterapia, o tratamento conservador não exclui o uso de medicamentos e a cirurgia para estabilização da coluna vertebral só é recomendada para pacientes adultos em situações especiais.
Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, maiores serão as possibilidades de evitar as complicações da doença.
Fonte: https://drauziovarella.uol.com.br