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O que fazer para acabar com a insônia?

Autor: Dr. Dib Mohamad Nabhan Jr,   Data Criação: terça-feira, 23 de outubro de 2018    

A insônia é um distúrbio do sono que causa dificuldade para adormecer ou para permanecer dormindo, podendo surgir de forma esporádica ou se ser frequente. Esta situação é mais comum em períodos de estresse, podendo também estar associada a doenças, como a depressão, ou estar associada a situações como gravidez, menopausa ou na terceira idade, períodos que causam modificações na fisiologia do organismo. 

Para tratar a insônia, é muito importante adotar bons hábitos para reeducar o corpo a adormecer no momento certo, chamados de terapia de higiene do sono, como evitar assistir televisão ou olhar o celular na hora de dormir, evitar deitar cada dia em um horário diferente e praticar exercícios físicos durante o dia, por exemplo. Além disso, existem remédios naturais, como chá de maracujá ou camomila, que podem ser usados para facilitar o sono. 

Já os remédios de farmácia para dormir, como Diazepam ou Clonazepam, por exemplo, devem ser evitados, pelo seu risco de dependência e de efeitos colaterais, como quedas, devendo ser usados somente sob indicação médica.

Causas mais comuns
As causas da insônia podem estar relacionadas ao estresse, ansiedade e até mesmo ao consumo excessivo de alimentos estimulantes, como o café. Outras causas comuns da insônia incluem:
•    Depressão;
•    Alterações hormonais, como na menopausa. Saiba o que causa e como vencer a insônia na menopausa;
•    Uso de drogas ilícitas;
•    Uso prolongado de remédios para dormir;
•    Não ter bons hábitos de sono, como não respeitar o horário de dormir e acordar;
•    Síndrome do Jet Lag ou da mudança dos fusos horários;
•    Mudanças contínuas de horários, como ocorre com profissionais que trabalham por turnos;
•    Envelhecimento, pois os idosos estão mais propensos a alterações do sono e dificuldades para dormir. Conheça as formas de combater a insônia na 3ª idade para dormir melhor;
•    Doenças, como, por exemplo, a fibromialgia, que gera dor por todo o corpo sem justificativa aparente, causando cansaço.
O diagnóstico da insônia deve ser feito através da avaliação pelo médico do padrão de sono, do uso de medicamentos, grau de estresse psicológico, consumo de álcool e o nível de atividade física. Deve ser baseado nas necessidades individuais porque a necessidade de horas de sono não é igual para todos.


Como tratar

1. Tratamento natural
O tratamento natural para insônia pode ser feito com a ingestão de um chá calmante, como maracujá, hipericão, tilia ou camomila, por exemplo, pois são plantas medicinais possuem propriedades calmantes que vão ajudar a dormir melhor.

O chá de tilia é feito adicionando-se 2 colheres de sopa de tília para 2 xícaras de água fervente, tampar e beber cerca de 2 a 3 xícaras por dia quando morno. Para fazer o chá de camomila, deve-se acrescentar 1 colher de sopa de flores secas de camomila em 1 xícara e adicionar água fervente e quando morno, beber.
Além disto, é possível utilizar remédios fitoterápicos naturais, como a Valeriana, que tem ação sedativa e analgésica. Veja outras opções de Remédios naturais e receitas para combater a insônia.

2. Terapia de higiene do sono
Esta é a forma principal e mais efetiva de tratar a insônia, e consiste em adotar hábitos que facilitam o adormecimento. Alguns exemplos são:
•    Deitar-se e levantar-se sempre ao mesmo horário;
•    Evitar dormir durante o dia;
•    Não assistir televisão, mexer em celulares, computadores ou tablets 1-2 horas antes de dormir;
•    Evitar ficar na cama ao longo do dia ou fazer atividades diversas como estudar, ler ou mexer no celular;
•    Evitar luzes ou barulhos excessivos no quarto;
•    Preferir atividades físicas durante o dia;
•    Comer alimentos leves antes de dormir. Confira quais são os alimentos indicados para insônia e o que evitar.
Além disto, também pode ser recomendada a realização de terapia cognitivo-comportamental ou terapias alternativas, como meditação, acupuntura, massagens ou fototerapia, por exemplo. Confira quais são os principais métodos de terapia do sono para dormir melhor.

3. Tratamento com remédios
O tratamento para insônia pode ser feito com a ingestão de medicamentos ansiolíticos ou para dormir, como são popularmente chamados, como o Flurazepam, Clonazepam ou Diazepam. Veja mais exemplos em: Remédios para ajudar a dormir.

No entanto, estes medicamentos só devem ser utilizados após indicação pelo médico e em casos muito específicos, pois podem causar dependência e efeitos colaterais, como quedas e alterações de memória, podendo, inclusive, piorar o sono do indivíduo.


Fonte: www.tuasaude.com
 

  Tags: #insônia #saúde #sono #geral #bemestar  


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