O mais comum em sua classificação é associar qualidade de vida à bem-estar pessoal já que o seu conceito está diretamente ligado a autoestima.
De acordo com a classificação da Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.
Os ambientes que frequentamos e as instituições sociais que pertencemos também influenciam nesse contexto.
Levando em consideração a relevância que o emprego tem na vida de cada pessoa, investir na qualidade do ambiente de trabalho é uma preocupação crescente das empresas atualmente. As produtividades das atividades desenvolvidas na empresa melhoram quando se tem um local organizado, afinidade com os colegas de trabalho e um bom ambiente para passar as horas recreativas.
Tentar classificar a qualidade de vida de um ser humano só é possível perante a observação de que ele está inserido em algum meio ambiente, portanto, preservar se torna primordial. É necessário conservar o ar, a água, cultivar alimentos e elementos de essenciais a sobrevivência garantindo um equilíbrio ecológico e a sua sustentabilidade.
O estresse é um problema de saúde que gera vários impactos na qualidade de vida. As intensidades desses problemas variam de acordo com o nível de estresse de cada pessoa, com o motivo que deu origem e seus sintomas perceptivos
O mais completo estado de saúde físico e mental garantem boa parte da qualidade de vida e é mais simples do que parece. É necessário manter relações amorosas definitivas, boas amizades, não exigir muito de si mesmo, praticar o perdão, chorar quando necessário e amar sempre.
Fonte: www.saudebemestar.pt
A Terapia Cognitivo-Comportamental ou TCC é um dos tipos de terapia mais conhecidos, que auxilia o paciente a enfrentar os seus problemas por meio de uma mudança na forma de pensar e se comportar.
Nesse sentido, a TCC aborda várias técnicas que modificam o comportamento através da alteração das crenças (ideias e percepções que considera verdadeiras, mas que não estão de acordo com a realidade).
Isso ocorre porque a TCC defende que a origem dos comportamentos está na forma de pensar. Portanto, ao identificar a causa do comportamento incômodo, é possível aprender novas formas de interpretar essa experiência.
Quem pode fazer a TCC?
Qualquer pessoa pode! Seja como tratamento coadjuvante para a depressão, transtorno da ansiedade generalizada (TAG), estresse, fobias, dependência química, bem como dificuldades na vida profissional, acadêmica, amorosa e social.
Quais são os benefícios da TCC?
A Terapia Cognitivo-Comportamental carrega consigo vários benefícios como:
Fonte: https://www.telavita.com.br | https://hipnoseinstitute.org
Foto: info
O aparelho ortodôntico é uma das alternativas mais buscadas pelos pacientes que possuem uma assimetria no sorriso e desejam corrigi-la. Entretanto, para atingir bons resultados, é de extrema importância que as orientações quanto a higiene, ajustes e alimentação sejam seguidos a risco, independentemente se o aparelho for fixo ou móvel.
Confira os principais cuidados que o uso de aparelho ortodôntico exige!
No caso dos aparelhos móveis, eles podem ser escovados com cerdas duras, desde que utilizadas adequadamente. Para os dentes, a escova de cerdas macias deve ser mantida.
Para os aparelhos fixos, é recomendado o uso de um “passa fio”, que auxilia a entrada do fio dental entre os dentes e braquetes.
Além do fio dental, na finalização da higiene bucal, é essencial também fazer o bochecho com antisséptico, que limpam lugares onde nem a escova e fio dental alcançam.
Para quem usa aparelho fixo, frutas, carnes e vegetais devem ser cortados em pedaços pequenos para auxiliar na mastigação. Nesse sentido, evite morde-los inteiros, pois isso poderá danificar seu aparelho.
No caso de aparelhos móveis, eles devem ser retirados durante as refeições, devendo ser colocado novamente somente após a escovação.
O acompanhamento deve ser realizado por um ortodontista, pelo menos uma vez ao mês. Faltar a uma consulta pode ser prejudicial, já que existem alguns cuidados que devem ser realizados mês a mês, somente pelo profissional. Além disso, em cada consulta, você receberá as orientações necessárias para o melhor andamento do tratamento.
Agora que você já conhece os principais cuidados que se deve ter com o aparelho ortodôntico, tire suas dúvidas sobre o uso do fio dental e saiba mais sobre o assunto!
Fonte: https://sorridents.com.br
Foto: info
No dia 14 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue pelo ato de doar e também conscientizar a população sobre a importância da doação.
O ato da doação de sangue consiste na coleta de sangue de um doador voluntário para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para o uso subsequente em transfusões.
O procedimento é rápido, simples e não há risco algum para o doador. O sangue doado é destinado a pessoas com doenças hematológicas variadas e câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências.
Vale ressaltar que no cenário de pandemia que estamos vivenciando, algumas coisas mudaram. Antes, para ser um doador, bastava ter entre 18 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar um bom estado de saúde.
Agora, por conta do covid-19, algumas medidas a mais estão sendo adotadas antes da coleta. Indivíduos que apresentaram sintomas respiratórios e febre nos últimos 30 dias não podem realizar qualquer tipo de doação. E se o doador teve contato com algum paciente que teve covid-19 ou que apresentou sintomas, não poderá realizar a doação de sangue no período de no mínimo 14 dias.
Além disso, para doar sangue é necessário atender os seguintes requisitos:
Lembre-se! Você pode ser a esperança de muitos. Doe sangue, salve vidas!
Fonte: www.uol.com.br/vivabem | www.saude.gov.br
O sistema imunológico possui a função de proteger nosso corpo de qualquer substância ou micro-organismo invasor como vírus, bactérias ou fungos que possam ser perigosos e causar doenças.
Nesse sentido, muitos dizem que comer de forma saudável pode influenciar significativamente no aumento da imunidade, mas será que isso é mesmo verdade?
De fato, alimentação exerce sim um papel fundamental quando o assunto é melhorar a imunidade. Isso porque uma alimentação balanceada e saudável contribui para uma melhora da resistência do nosso organismo às infecções.
Mas calma! Se você pensou em coronavírus, vale lembrar que o Ministério da Saúde diz que não existe nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir ou curar a infecção pelo novo vírus. Além disso, ter uma boa alimentação não significa que estaremos 100% imunes à invasores.
Entretanto, quando nos alimentamos bem, estamos fortalecendo nosso organismo para que ele consiga lidar melhor com a defesa e, se infectado por alguma doença, consiga vence-la mais facilmente. Para isso, além da alimentação saudável, é também fundamental a prática de exercícios físicos, manter uma rotina de sono saudável, não fumar e hidratar-se regularmente.
Fonte: https://www.uol.com.br
Foto: info
Na rotina diária, a dor, causada por diversos fatores diferentes, se tornou uma das queixas mais frequentes em qualquer área da saúde e a osteopatia pode ser uma grande aliada quando o assunto é amenizar essas dores.
A osteopatia é uma técnica de terapia manual que visa o equilíbrio do corpo como um todo, capaz de diagnosticar o problema que está incomodando o paciente, permitindo a abordagem de diversos desequilíbrios, harmonizando as estruturas do corpo humano.
A função do osteopata é tratar o paciente através de movimentos específicos como: estiramentos, mobilização e manipulação, restabelecendo as estruturas que estão bloqueadas ou em disfunção, eliminando assim, a determinada lesão.
A osteopatia é indicada para todos, desde sua forma preventiva até a sua forma curativa, podendo também, ser utilizada no tratamento de uma infinidade de doenças que costumam causar dores intensas e atrapalhar a rotina do dia-a-dia, tais como:
Além do tratamento da causa da lesão, da correção das possíveis alterações que a lesão possa ter ocasionado e da prevenção de lesões, a osteopatia ainda pode trazer vários benefícios como a correção e melhora da postura, favorecimento da circulação e ajuda na melhora dos sistemas digestivo, linfático e imunológico.
Fonte: https://www.boaconsulta.com | https://vejario.abril.com.br | https://greenlifeacademias.com.br
Foto: info
Você sabia que se preocupar com a estética e cuidar da aparência e do corpo interfere de forma significativa no bem-estar e na qualidade de vida? Isso mesmo!
Todo mundo sabe que estar de bem consigo mesmo é primordial para que possamos ter uma boa autoestima e, consequentemente, uma boa qualidade de vida. O fato é que cuidar da aparência e do corpo vai muito além da vaidade. É uma forma de cuidar de si e de se amar.
De acordo com especialistas, a insatisfação com a aparência pode trazer uma série de transtornos e impedir as pessoas de lidarem com problemas simples no dia-a-dia. A verdade é que estar confortável com você mesmo é essencial para ficar feliz com os outros e consigo.
Nesse sentindo a estética pode interferir de forma positiva, possibilitando que você faça as pazes com o seu corpo e promovendo bem-estar. Além disso, separei algumas dicas de hábitos que podem ajudar a melhorar a autoestima no dia-a-dia:
Fonte: https://drogariasantoremedio.com.br
Foto: info
Por conta do isolamento social, os últimos dias não têm sido muito fáceis, não é mesmo? Muitas incertezas surgindo e poucas percepções sobre o futuro. Consequentemente, estamos vivenciando dias onde a ansiedade tem aumentado e influenciado de forma clara em nosso cotidiano. No entanto, aprender a lidar com isso da forma correta é essencial!
Antes de tudo, é muito importante ressaltar que é totalmente comum nos sentirmos mais ansiosos em momentos como esse. É aí que entra a importância de reconhecermos a diferença entre a ansiedade normal e a ansiedade patológica.
Ansiedade normal:
Ansiedade patológica:
Nesse sentido, é importante que saibamos como lidar com isso da melhor forma possível para não nos sentirmos tão mal e, para isso, existem alguns fatores que podem ajudar nesse processo:
E não esqueça! Se sentir necessidade, não hesite, procure auxílio psicológico. Vamos passar por isso juntos!
Fonte: https://www.vittude.com
Foto: info
A pandemia do Covid-19 trouxe grandes mudanças para o dia-a-dia de todos e, entre essas mudanças estão, por exemplo, os hábitos de higiene que foram redobrados e as devidas medidas de prevenção que foram adotadas para a segurança à saúde de todos.
Nesse sentido, não podemos deixar de falar sobre a importância de estarmos atentos também aos cuidados à saúde bucal. Tais cuidados que já devem ser inclusos na sua rotina, mas que em virtude do cenário atual que estamos vivenciando, devem ser reforçados no cotidiano. Portanto, fique atento!
É importante ressaltar também que os consultórios odontológicos devem seguir rigorosamente as medidas de biossegurança, para restringir os riscos de infecção da população e dos profissionais de saúde bucal.
Fonte: https://saude.abril.com.br/
Foto: info
A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou no dia 16 de abril e segue até o dia 8 de maio. Na primeira etapa, iniciada no dia 23 de março, somente pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde poderiam receber a vacina contra o vírus influenza. Agora o público-alvo se estende para:
No total, são mais de 15,6 milhões de brasileiros que podem se beneficiar da segunda fase da campanha. A principal mudança ficou por conta da inclusão dos caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e a dos povos indígenas.
Neste ano, o Ministério da saúde mudou o início da campanha, de abril para março, a fim de proteger de forma antecipada os grupos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. Devido ao Covid-19, cada estado tem buscado estratégias para diminuir a concentração de pessoas, em especial nos serviços da saúde.
É importante lembrar que essa vacina não protege contra o novo coronavírus, porém pode auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico da gripe, já que os sintomas são muito parecidos, além de ajudar a reduzir a procura por serviços de saúde.
Até o momento, 90,66% dos idosos receberam sua dose – são 18,9 milhões de brasileiros acima dos 60 anos já imunizados. Também tomaram a vacina na rede pública 3,8 milhões de trabalhadores da saúde (75,5% desse grupo).
A meta do governo é a de que ao menos 90% de cada público-alvo busque a injeção. Aliás os mais velhos e os profissionais de saúde que seguem sem proteção contra a gripe podem ir atrás da vacina na segunda ou até mesmo na terceira fase da campanha.
A terceira fase da campanha terá início no dia 9 de maio e os públicos prioritários são:
Fonte: https://www.saude.gov.br
Foto: info
Já imaginou acordar todos os dias com uma pele perfeita, uniforme, livre de manchas e com aquele efeito de porcelana? Parece muito bom para ser verdade, não é?
Saiba que além de ser verdade é rápido, simples e ainda garante muitos benefícios, pois estamos falando do BB Glow!
O BB Glow é um tratamento que tem como objetivo revitalizar a pele, tratando olheiras, envelhecimento, melasma, rugas finas, manchas de sol, poros dilatados e cicatrizes, uniformizando o tom, promovendo uma hidratação profunda e deixando a pele com um lindo efeito BB Cream.
O processo é rápido e proporciona resultados satisfatórios. A técnica coreana consiste na introdução de pigmentos na pele através de um método não invasivo e indolor, com microagulhamento de nano agulhas em conjunto de produtos que contam com ativos ricos em vitaminas e pigmentos, com agentes importados da coreia.
Incrível, né? Mas calma que as vantagens ainda não acabam por aqui. O tratamento ainda traz benefícios, como:
É importante ressaltar também, a importância do profissional com experiência, fazendo movimentos precisos e buscando a maior naturalidade possível. É indispensável o cuidado para com a segurança em cada etapa do BB Glow!
Foto: info
O Pilates é um tipo de atividade física que busca o controle dos músculos do corpo e fortalece a musculatura, além de trazer muito mais flexibilidade. O método surgiu no início de século passado e tem como objetivo unir o corpo e a mente. É uma modalidade que é capaz de oferecer inúmeros benefícios ao praticante, tudo isso promovendo uma maior consciência corporal.
Vale ressaltar que ele não é um conjunto de exercícios prontos e generalizados. Ele consiste em observar a particularidade de cada aluno e adaptar os exercícios de acordo com a necessidade de cada um.
Bem, que o Pilates é uma ótima opção de exercício físico você já sabe, e que ele traz grandes benefícios, você já sabe também. No entanto, hoje trouxemos alguns benefícios que talvez você nem imaginaria que essa prática poderia trazer. Confere aí!
Incrível, não é mesmo? E o melhor é que essa prática pode ser utilizada para os mais diversos objetivos e trazer vantagens aos mais diversos grupos, como homens, mulheres, gestantes, idosos e crianças, promovendo não somente o bem-estar físico, mas também mental, melhorando significativamente a qualidade de vida.
Fonte: https://www.minhavida.com.br | https://blogpilates.com.br
Foto: info
No dia 7 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Saúde. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde em 1948 a fim de pontuar algumas questões importantes relacionadas à saúde e estimular a conscientização sobre esse tema, sugerindo políticas voltadas ao bem-estar da população. Por isso, diversas ações são realizadas na data, com o objetivo de instruir a população aos cuidados necessários com a saúde e informa-los sobre seus direitos.
A cada ano, é abordado um tema diferente, e esses temas se relacionam com alguns dos principais problemas que afetam a população em geral. Entre algumas das campanhas anteriores estão: “Salvar vidas: hospitais seguros em situações de emergência” (2009); “Hipertensão: conheça seus números” (2013); “Do campo à mesa, obtendo alimentos seguros” (2015); “Vamos conversar” (lema de 2017 que teve como mote a depressão); e “Saúde universal: para todos e todas, em todos os lugares” (2019). Este ano de 2020, é o ano internacional das (os) profissionais de enfermagem e obstetrícia, reconhecendo “sua experiência e compromisso especiais”.
Algo muito importante a ser destacado nessa data é a verdadeira definição de saúde. Muitos acham que ter saúde significa não ter enfermidades, porém é muito mais do que apenas isso. Ter saúde envolvem diversos aspectos diferentes, tais como qualidade de vida e aspectos mentais e físicos. A saúde é uma forma de bem-estar total, com harmonia entre vários fatores e preservação da qualidade de vida.
Por fim, é importante recordarmos que essa data está sendo marcada em um ano particularmente difícil para todos e que devemos os mais sinceros agradecimentos aos profissionais de saúde. Com esse objetivo, o secretário das Nações Unidas, António Guterres, prestou uma homenagem em a todos os profissionais de saúde que trabalham dia e noite para nos manter seguros.
Confira aqui o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=crpOPpaIw9s
Fonte: https://nacoesunidas.org/ | https://brasilescola.uol.com.br/
Foto: info
O COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo mais recente agente descoberto da família de vírus, chamada coronavírus. Os primeiros casos foram registrados em Wuhan na China e se espalharam pelo mundo todo em um curto período de tempo.
As infecções por coronavírus podem causar doenças respiratórias, semelhantes a um resfriado comum até síndromes respiratórias agudas severas. Os sintomas do Covid-19 geralmente envolvem febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ser assintomáticos, ou seja, estarem infectados pelo vírus, mas não apresentarem sintomas.
A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão e contato com superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
No momento, não há medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção. E com o avanço do novo coronavírus no mundo todo, inclusive no Brasil, o Ministério da Saúde anunciou recomendações que a população em geral deve adotar de agora em diante. O objetivo é evitar um crescimento acelerado do ritmo de casos confirmados.
Fique atento às medidas de prevenção necessárias, como:
Lembre-se, sua ação é a melhor prevenção!
Marcada por incertezas e mudanças, a adolescência costuma ser um período bastante turbulento da vida. Foi justamente esse o motivo que levou a enfermeira Elin Björling, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, a avaliar o poder terapêutico da arte num grupo de oito meninas.
“Durante três semanas, elas participavam de sessões e recebiam tarefas com tintas, aquarelas e giz de cera, em que precisavam prestar atenção em seus sentimentos”, relata a cientista. Ao longo do experimento, houve uma queda geral nos níveis de nervosismo e nos episódios de dor de cabeça.
A própria autora admite que a pesquisa é pequena e precisa ser replicada com mais voluntários, mas aponta caminhos interessantes sobre o uso da ferramenta nos consultórios.
A arteterapia começou a se popularizar no início do século 20 graças ao esforço de uma brasileira: a médica Nise da Silveira (1905-1999) estimulava pacientes com doenças psiquiátricas internados num hospital do Rio de Janeiro a pintarem quadros. As obras foram exibidas em várias partes do mundo e viraram símbolo do movimento de humanização de sanatórios e manicômios.
A diferença da arteterapia para um hobby artístico está no apoio de um profissional que acompanha o processo:
Fonte: https://saude.abril.com.br/
Foto: info